Terapia - Imunoterapia específica

Uma alergia pode ser tratada de maneira diferente. Enquanto os medicamentos sintomáticos deixam por tratar a verdadeira causa da doença, a imunoterapia específica (SIT) é a única possibilidade terapêutica que obtém uma tolerância contra as substâncias desencadeadoras da alergia (alergénicos). A SIT, também chamada de hipossensibilização, é uma terapia causal e destina-se a eliminar a causa da doença. Imunoterapias específicas inovadoras e de rápida execução são a terapia CLUSTER e a terapia PERLINGUAL. Na SIT o sistema imunitário é de um certo modo habituado à substância pela administração de alergénicos, o que alivia substancialmente as queixas alérgicas ou pode até eliminá-las. Uma vez que uma alergia pode piorar nos anos seguintes, é recomendado iniciar uma SIT atempadamente.

Hipossensibilização subcutânea (SCIT)

Na hipossensibilização subcutânea, o médico injeta os alergénicos no antebraço por baixo da pele (= subcutâneo). Nos compostos convencionais é necessário aumentar lentamente a dose frequentemente durante vários meses em intervalos semanais até à dose máxima. Com compostos modernos (terapia Cluster), a dose máxima é logo alcançada no primeiro dia de tratamento. Assim que tiver sido administrada a dose máxima, basta normalmente uma injeção mensal. A terapia demora aproximadamente 3 anos. A terapia Cluster é prescrita por alergologistas.

Hipossensibilização sublingual (SLIT)

A hipossensibilização sublingual pode naturalmente ser utilizada em casa. A solução alergénica é colocada por baixo da língua (= sublingual) e engolida 2 minutos depois. Na imunoterapia perlingual o tratamento é feito com um spray de fácil utilização. A imunoterapia perlingual é prescrita por alergologistas.

Login